quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O Refrigerante que bateu a Coca Cola


O Guaraná Jesus foi criado em 1927, em São Luís, pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes e virou um símbolo cultural do Maranhão.

Aos 20 anos, na ânsia de vencer na vida, comprou uma farmácia. A partir deste momento, começou a fabricar o injetável contra a gripe intra-muscular, o “Gomegaya Jesus”, antigripal Jesus, peitoral Jesus e Jesulína.

Com o passar do tempo, criou uma seção de águas gasosas e refrigerantes, iniciando as pesquisas para produzi-los. Então surge o primeiro produto, o Guaraná Jesus, que tinha um sabor meio amargo e acabou não agradando a maioria dos consumidores. Posteriormente, ele chegou à fórmula do Kola Guaraná Jesus, muito bem aceita tanto pela cor, quanto pelo sabor.

Em 1980, a família do senhor Jesus vence a marca à Companhia Maranhense de Refrigerantes.

A Coca Cola era líder praticamente em todos os lugares, menos em um lugar – o Maranhão. Devido a sua popularidade na região, o Guaraná Jesus é mais vendido que a Coca Cola.

Em consequência disto, em 2001, a The Coca Cola Company comprou os direitos de distribuição do refrigerante maranhense e impedindo sua saída do estado. O Guaraná Jesus passou a produzido e vendido apenas no Maranhão.

Curiosidade – no Maranhão, quando se fala Jesus, o refrigerante é mais lembrado que a figura religiosa.

0 comentários:

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Tecnologia do Blogger.
.
.
.
.
.
.

SEGUIDORES