domingo, 30 de junho de 2013

Mas, será o Benedito Prefeito!


Um grande amigo me declarou esses dias, que o Padre José Geraldo conseguiu um feito histórico para Pedreiras na Diocese de Bacabal. Um sonho que é de muitas paróquias no Maranhão. A partir do dia 24 de junho o Padre receberá do Bispo Dom Armando, um documento tornando a Paróquia de São Benedito em Santuário de São Benedito. Isso mesmo! Um santuário.

Um projeto de grande proporção nos âmbitos religioso, cultural, patrimonial e econômico para nossa cidade; ou seja, Pedreira entre tantos outros municípios entrará na rota do turismo religioso do Maranhão, assim como são: os santuários de São José de Ribamar padroeiro do Maranhão, de São Francisco das Chagas no Canindé – CE e do Padre Cícero no Juazeiro do Norte - CE.

Aqui será um lugar de peregrinação, em honra há um dos santos mais populares do Brasil, aonde milhares de romeiros virão pagar suas promessas e assistirem missas de hora em hora. E o que isso significa? Significa que a economia deste município será mais forte do que já é; pois mudará completamente o comércio local, que lucra muito com as festividades religiosas. Estamos falando de turismo; Milhares de ônibus lotados chegando, vindo de todo os lugares do Maranhão e do Brasil. E como surpresa maior! Pedreiras será o único lugar do país, onde quem convidará os devotos para o santuário para a festa do santo Padroeiro São Benedito, na alvorada festiva é um dos ícones da MPB - Musica Popular Brasileira, João do Vale o “Maranhense do Século” filho da terra. Mais nada disso será possível, pelo menos em parte se o Poder Executivo, não tiver um programa de desenvolvimento municipal sustentável nas áreas do turismo, geração de emprego e renda que venha contemplar ou assegurar esse projeto, que conseguintemente será de grande interesse de toda a comunidade católica e todos os comerciantes, lojistas, empresários de Pedreiras.

O meu amigo informou também, que tem percebido o padre meio aborrecido. Será que anda cabisbaixo, porque não tem apoio do poder publico Municipal? Se esse prefeito que aí está! Estiver levando para o lado religioso, comete dois erros! O primeiro é que quando foi eleito, não foi para ser prefeito só dos evangélicos! E sim de todos! O outro erro é como empresário, pois além de prejudicar seu próprio empreendimento, prejudicará a todos os outros comerciantes da cidade que poderiam lucrar muito mais com esse santuário em Pedreiras. Ex: Rede Hoteleira, lojas, camelôs, restaurantes, salão de cabelos, farmácias etc. quantos empregos diretos e indiretos poderiam ser gerados? É essa visão de crescimento que o prefeito sempre alegou ter em seus discursos de campanha? Vejo que o prefeito ainda tem que dormir muito embaixo da Rede do seu irmão Chiquinho Chicote, na área comercial e da rede de Fred Maia, na área de administração pública. O Prefeito de Trizidela criou esse ano o “Arraial de Santo Antonio do Vale”, aproveitando o nome do santo padroeiro da cidade. E todos viram o resultado, tanto em participação popular, inovação, geração de emprego e renda etc. Isso me lembra, quando esse Governo pediu à paróquia, para realizar o carnaval no Anfiteatro Dom Jacinto, ele sabia o quanto seu projeto era polemico, causava confusão e divisão entre os católicos mais mesmo assim pediu se valendo de aliados fortes católicos colocando assim a cabeça dos padres quase na guilhotina, mas que mesmo assim o apoiaram.

Agora que o padre esta precisando do Poder Publico num projeto da Igreja que (Uni) os católicos com este Santuário de São Benedito, o prefeito parece não dar à mínima. “Mas, será o Benedito Prefeito!” Que por causa de religião Pedreiras não será rota turística no Maranhão. Vossa Excelência deve saber que intolerância religiosa nesse país é crime? E que a comunidade católica, tem esse padre como uma grande liderança religiosa, digno de admiração até mesmo por parte de alguns evangélicos da cidade, que também o vêem como um homem de grande visão político-social, voltada para o ser humano independente de cor, raça, sexo, ou seguimento religioso. Pois desde que chegou a Pedreiras já desenvolveu mais projeto sociais do que todas as secretarias desse governo. Mas, se o medo for o crescimento do Catolicismo na cidade e na região, por causa desse projeto, é simples prefeito! Fomente as igrejas evangélicas a organizarem anualmente em Pedreiras a “Marcha Para Cristo” assim como o “Movimento Gay” organizam a parada deles todos os anos, que com certeza terá o mesmo peso tanto econômico como turístico em nossa cidade.

Mas, se for verdade que o prefeito não está dando a mínima, para esse projeto do santuário na Igreja Matriz de São Benedito, uma da igreja mais belas do interior do Estado do Maranhão, tombada como patrimônio histórico e cultural da nossa cidade? Será um erro sem precedente que este prefeito estará cometendo, pois não é todo governo que quer ter um padre e sua igreja contra si, principalmente quando esta igreja é a Igreja Católica.







Por: José Luiz. 
Pres. da Confraria da Letras Corrêa de Araújo.





Vi no facebook

0 comentários:

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Tecnologia do Blogger.
.
.
.
.
.
.

SEGUIDORES