quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Por trás dos logos!


Você sabe o que significa os logos que você vê praticamente todos os dias?
O que eles simbolizam, mostram e querem te dizer?


Banco do Brasil
Criado em 1808 por Dom João VI, o logo passou por diversas mudanças. Hoje, o já consolidado desenho representa duas letras “b” entrelaçadas (Banco e Brasil) e faz alusão ao cifrão do dinheiro $.
As cores. Azul e amarelo, além de representarem as cores da bandeira nacional, simbolizam ouro e tranqüilidade, passando a imagem de bom atendimento, calma e sucesso.



Existem várias teorias para o logo mais comentado no ramo bancário. Podendo representar a letra B maiúscula, também existem boatos de que represente a bandeira brasileira. Um fato curioso é que houve especulações de que o símbolo fazia menção ao ataque de 11 de Setembro! Exatamente, não dá pra perceber os dois aviões indo em direção as torres gêmeas? Pois é, o Bradesco passou por uma situação bem complicada, e quase teve que mudar sua identidade.


O que realmente significa, é que dentro do símbolo podemos ver duas barras, uma maior que a outra. Isso exatamente para dar a ideia de crescimento que o Banco proporciona a você.

A interseção das duas curvas é uma referência à conexão, atendimento e relacionamento para com os clientes. A ideia do logo é formar uma árvore, símbolo da vida, do crescimento, da perfeição.


Em tupi-guarani, Itaú significa Pedra Escura. Não é difícil perceber em sua identidade visual que o quadrado azul escuro representa a pedra, e o que a palavra grifada em dourado (que já sabemos o que significa) representa. Mantendo a mesma ideologia do Banco do Brasil, sentimos ao olhar para a marca a tranquilidade, bom atendimento etc. Uma informação muito legal, é que todas as campanhas do Itaú são representadas pela cor laranja. Por quê?
Simples: Tecnologia, criatividade etc.




“Hongkong and Shanghai Banking Corporation”. O símbolo hexagonal passou a ser usado pelo HSBC em 1983. Um simples retângulo branco dividido diagonalmente para representar uma ampulheta vermelha. Sabemos que a cor vermelha é uma cor quente, que representa velocidade, ansiedade. Podemos entender que “nosso tempo está se esgotando?”. A ideia do banco é sempre te deixar um pouco desesperado, como se precisasse do seu serviço. E parece que funciona, não é mesmo?


Linhas retas e medidas exatas. Clara representação de: seriedade, tradição, dinamismo e poder. Assim como o Banco do Brasil, utiliza as cores da bandeira brasileira, mas ao invés do azul, usa o verde. Esta, representa a estabilidade e os valores do Banco. A cor amarela, além de ser o símbolo da riqueza, nos trás a ideia de otimismo. Podemos perceber que parece um gráfico, aonde o amarelo está crescendo e tomando espaço.
Gostaram da matéria? Semana que vem tem mais, com o segundo capítulo de Por trás dos logos!

Fonte: DesignAtento




0 comentários:

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Tecnologia do Blogger.
.
.
.
.
.
.

SEGUIDORES